terça-feira, 29 de julho de 2014

MÚSICA DA RADIOATIVIDADE

Saiba mais sobre radioatividade acessando o link abaixo e aprenda cantando!!



Postado por Fernanda Meijon
Número 13 - 1° ano F

segunda-feira, 28 de julho de 2014

DESCOBERTA DA RADIOATIVIDADE



REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIAS




PERGUNTAS

1) Explique como foi descoberta a radioatividade.

2) Defina radioatividade.

3) O que é uma substância fluorescente?

4) Quais os tipos de radiação provenientes de um material radioativo?

GRUPO 1/ 1ºF

FERNANDA BRAGA MEIJON  (13)
IAGO FRICHE (22)
LUIZ EDUARDO FROES (33)
MATHEUS VIEIRA SANTOS (37)
NATÁLIA WINDMOLLER (38)


sábado, 26 de julho de 2014

APLICAÇÕES DA RADIOATIVIDADE NA MEDICINA

A medicina nuclear é a área da medicina onde são utilizados os radioisótopos tanto em diagnósticos quanto em terapias. O estudo da medicina nuclear iniciou-se em 1923 quando o cientista Havesy utilizou um traçador natural e isótopos artificiais do iodo para o diagnóstico de doenças da tireoide.

A radioterapia foi desenvolvida pelo casal Curie, através da aplicação do elemento rádio no organismo com o objetivo de destruir células cancerosas. Os radioisótopos do iodo também podem ser usados em terapias para eliminar lesões identificadas nos radiodiagnósticos da tireoide. Diferente da quimioterapia, tal que é um tratamento efetuado com medicamentos, a radioterapia se baseia em fontes radioativas. 

As substâncias radioativas também podem ser utilizadas, de maneira controlada e segura, para diagnosticar e tratar doenças, na forma de medicamentos, recebendo assim o nome de radiofármacos. Seu uso possibilita a identificação de novas doenças, novos tumores ou mau funcionamento do organismo. Esses radiofármacos também podem ser utilizados em terapias, facilitando e ajudando no tratamento.

Os radiodiagnósticos têm como função criar, da maneira menos invasiva possível, uma imagem nítida do interior do corpo humano. Utiliza-se, por exemplo, a radiação x para obter informações anatômicas e funcionais do corpo humano.









(Figura 1) A figura representa uma cintilografia de tireoide. (1)






(Figura 2) Exemplo de radiodiagnóstico da tireóide usando iodo-131. A área mais brilhante indica maior concentração do radioisótopo (1)

Perguntas: 

1) Quais as características essenciais do elemento iodo para a aplicação deste na medicina?
2) No que consiste os radiodiagnósticos? E como eles são efetuados?
3) Baseado no texto, é segura a utilização da radioatividade no tratamento de doenças?
4) Quais as vantagens do tratamento com o uso de radiofármacos?

 Bibliografia:


Ø (1) : http://www.cnen.gov.br/ensino/apostilas/aplica.pdf  -  Página 5

Ø http://www.medicinanuclear-santamaria.com.br/historico.html

Ø http://www.if.ufrgs.br/tex/fis01001/aplica.pdf

Ø http://www.cnen.gov.br/noticias/noticia.asp?id=96


Caroline Eler – 14              Laura Falcão – 26


Nathália Tavares – 40      Tiago Batista – 43






  

O BRASIL E A RADIOATIVIDADE



A imagem que se tinha do Brasil de que o país não investe no desenvolvimento tecnológico, logo é desconstruída quando se tem conhecimento de que serão investidos U$ 70 bilhões nos próximos 10 anos em estudos sobre a radioatividade e na construção de usinas nucleares.
Figura.1. Representação do símbolo da radioatividade na medicina (1)

No Brasil, existem importantes centros de pesquisas sobre radioatividade. Dentre eles, destacam-se o CDTN (Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear), o IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) e o IEN (Instituto de Engenharia Nuclear).                                                 

O CDTN e o IEN, ambos localizados no Rio de Janeiro, buscam gerar e difundir conhecimentos, disponibilizar produtos e serviços em benefício da sociedade por meio da pesquisa e desenvolvimento na área nuclear e em áreas correlatas. Além disso, o CDTN visa contribuir para o desenvolvimento nacional por meio do uso da tecnologia nuclear. Entre suas principais instalações estão o laboratório de radiologia, a irradiação gama e a radiografia industrial.  A infraestrutura laboratorial do CDTN é formada por uma instalação nuclear de pesquisa (Reator TRIGA), instalações radioativas (entre elas Unidade de Pesquisa e Produção de Radiofármacos* e o Laboratório de Irradiação Gama) e cerca de 50 laboratórios de ensaios físicos e químicos.

O IPEN, com sede em São Paulo, tem como finalidade desenvolver estudos que envolvem materiais radioativos. Entre suas principais pesquisas, vale destacar a medicina nuclear, com procedimentos médicos com radiofármacos, e o desenvolvimento de técnicas de engenharia nuclear.
                                                                                                                                                                                                   Figura 2.  Logo do CDTN (2)



*Radiofármaco: medicamento com finalidade diagnóstica ou terapêutica que, quando pronto para o uso, contém um ou mais radionucídeos.


PRINCIPAIS ATIVIDADES DO CDTN


                                                                           Figura 3. Laboratório de Irradiação Gama do CDTN  (3)












Perguntas: 
1-Onde se localizam os maiores centros de pesquisa de radioatividade no brasil?
2-Qual a finalidade do CDTN?
3-Quais as principais pesquisas do IPEN?
4-Como é o laboratório do CDTN?


1o ano F
Gustavo Sena 20
Giovanna Martins 17
Natália de Abreu 39
Sophia Borém 41

                                                                            

RADIOATIVIDADE NO COTIDIANO






As pessoas que não conhecem o bom uso da energia nuclear têm receio de consumir ou utilizar alimentos e produtos modificados pela mesma, visto que ela remete, no senso comum, às tragédias como as de Hiroshima ou Chernobyl. Atualmente, a radioatividade ajuda cientistas a desenvolverem várias tecnologias aplicáveis na agricultura e na indústria, e, uma vez que o material tóxico não entra em contato direto com os objetos irradiados, não ocorre nenhuma forma de contaminação.


Imagem representativa da radiação na batata. (imagem1)
 
http://www.cnen.gov.br/ensino/apostilas/aplica.pdf
 Na agricultura, a energia nuclear é usada para reduzir o consumo de água das plantas por meio da irradiação das mesmas com raios gama. Depois de tal processo, elas desenvolvem raízes mais grossas e profundas, que são mais eficientes na captação da água do solo. Com isso, a quantidade de água usada para regar essas plantas se torna significativamente menor, ajudando a evitar os atuais problemas de escassez de água. 

Além disso, o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) desenvolveu tecnologias que podem ser usadas como esterilizante, aumentando o tempo de conservação do alimento (observar imagem 1). Os frangos, por exemplo, são conservados (normalmente) a 7ºC durante três dias, aproximadamente, enquanto os que passaram pela irradiação podem durar entre 21 e 28 dias.
 A indústria farmacêutica também tem aproveitado as fontes radioativas de grande porte para esterilizar seringas, luvas cirúrgicas, gaze e outros materiais em geral. Esterilizar utilizando energia nuclear possibilita que haja menos danificação dos materiais com maior segurança.

            Como a radiação tem um alto grau de penetração em diversos materiais, a energia nuclear é muito utilizada para medir níveis, espessura e umidade. Em indústrias de bebidas, a radiação é utilizada para controlar o enchimento de vasilhas, garrafas e outros recipientes.
 Carolina Purri(9), Gabriela Borboleta(16), Isabella Resende(23) e Luiza Ali(32) / 1ºF

Referências bibliográficas:
PERGUNTAS:
1- A radioatividade é aplicada em diversas áreas hoje em dia. COMPARE essas aplicações destacando os benefícios e malefícios
2 – EXPLIQUE como e por que a energia nuclear é aplicada na agricultura.
3- EXPLIQUE e EXEMPLIFIQUE o uso da energia nuclear na indústria de alimentos.
4-  RELACIONE o alto grau de penetração da energia nuclear com seu uso na indústria farmacêutica.