sábado, 26 de julho de 2014

RADIOATIVIDADE NO COTIDIANO






As pessoas que não conhecem o bom uso da energia nuclear têm receio de consumir ou utilizar alimentos e produtos modificados pela mesma, visto que ela remete, no senso comum, às tragédias como as de Hiroshima ou Chernobyl. Atualmente, a radioatividade ajuda cientistas a desenvolverem várias tecnologias aplicáveis na agricultura e na indústria, e, uma vez que o material tóxico não entra em contato direto com os objetos irradiados, não ocorre nenhuma forma de contaminação.


Imagem representativa da radiação na batata. (imagem1)
 
http://www.cnen.gov.br/ensino/apostilas/aplica.pdf
 Na agricultura, a energia nuclear é usada para reduzir o consumo de água das plantas por meio da irradiação das mesmas com raios gama. Depois de tal processo, elas desenvolvem raízes mais grossas e profundas, que são mais eficientes na captação da água do solo. Com isso, a quantidade de água usada para regar essas plantas se torna significativamente menor, ajudando a evitar os atuais problemas de escassez de água. 

Além disso, o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) desenvolveu tecnologias que podem ser usadas como esterilizante, aumentando o tempo de conservação do alimento (observar imagem 1). Os frangos, por exemplo, são conservados (normalmente) a 7ºC durante três dias, aproximadamente, enquanto os que passaram pela irradiação podem durar entre 21 e 28 dias.
 A indústria farmacêutica também tem aproveitado as fontes radioativas de grande porte para esterilizar seringas, luvas cirúrgicas, gaze e outros materiais em geral. Esterilizar utilizando energia nuclear possibilita que haja menos danificação dos materiais com maior segurança.

            Como a radiação tem um alto grau de penetração em diversos materiais, a energia nuclear é muito utilizada para medir níveis, espessura e umidade. Em indústrias de bebidas, a radiação é utilizada para controlar o enchimento de vasilhas, garrafas e outros recipientes.
 Carolina Purri(9), Gabriela Borboleta(16), Isabella Resende(23) e Luiza Ali(32) / 1ºF

Referências bibliográficas:
PERGUNTAS:
1- A radioatividade é aplicada em diversas áreas hoje em dia. COMPARE essas aplicações destacando os benefícios e malefícios
2 – EXPLIQUE como e por que a energia nuclear é aplicada na agricultura.
3- EXPLIQUE e EXEMPLIFIQUE o uso da energia nuclear na indústria de alimentos.
4-  RELACIONE o alto grau de penetração da energia nuclear com seu uso na indústria farmacêutica.

3 comentários:

  1. Pergunta 2- Explique como e por que a energia nuclear é aplicada na agricultura.

    Resposta: A energia nuclear (se for aplicada de maneira correta) é um recurso que pode ser utilizado para diminuir os custos de produção na agricultura. Isso é possível por que com a emissão dos raios gama sobre as plantações, as raízes das plantas ficam mais grossas, o que lhes permite absorver mais água do solo, reduzindo o custo de água para rega-las. Essa aplicação de radioatividade nas plantações está ajudando a evitar os atuais problemas de escassez de água no planeta.

    -Thales Augusto da Silva Ferreira - nº 42 - turma F - grupo 5

    ResponderExcluir
  2. 4- RELACIONE o alto grau de penetração da energia nuclear com seu uso na indústria farmacêutica.

    Resposta: Devido ao seu alto grau de penetração em diversos materiais, a energia nuclear é muito utilizada para medir níveis, espessura e umidade. Em indústrias de bebidas, a radiação é utilizada para controlar o enchimento de vasilhas, garrafas e outros recipientes.

    -Bernardo Lucca O. P. dos Reis - n° - turma F - Grupo 5

    ResponderExcluir
  3. Pergunta 3:

    Após absorver a radiação, as plantas desenvolvem raízes mais grossas e profundas, facilitando a captação da água, diminuindo assim o gasto da mesma. A radiação também aumenta o tempo de conservação de alimentos como o frango, e é utilizada para controlar o enchimento de vasilhas, garrafas e outros recipientes em indústrias de bebidas.

    - Lucas Oliveira e Souza - nº 28 - turma F - grupo 5

    ResponderExcluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.