sábado, 26 de julho de 2014

O BRASIL E A RADIOATIVIDADE



A imagem que se tinha do Brasil de que o país não investe no desenvolvimento tecnológico, logo é desconstruída quando se tem conhecimento de que serão investidos U$ 70 bilhões nos próximos 10 anos em estudos sobre a radioatividade e na construção de usinas nucleares.
Figura.1. Representação do símbolo da radioatividade na medicina (1)

No Brasil, existem importantes centros de pesquisas sobre radioatividade. Dentre eles, destacam-se o CDTN (Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear), o IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) e o IEN (Instituto de Engenharia Nuclear).                                                 

O CDTN e o IEN, ambos localizados no Rio de Janeiro, buscam gerar e difundir conhecimentos, disponibilizar produtos e serviços em benefício da sociedade por meio da pesquisa e desenvolvimento na área nuclear e em áreas correlatas. Além disso, o CDTN visa contribuir para o desenvolvimento nacional por meio do uso da tecnologia nuclear. Entre suas principais instalações estão o laboratório de radiologia, a irradiação gama e a radiografia industrial.  A infraestrutura laboratorial do CDTN é formada por uma instalação nuclear de pesquisa (Reator TRIGA), instalações radioativas (entre elas Unidade de Pesquisa e Produção de Radiofármacos* e o Laboratório de Irradiação Gama) e cerca de 50 laboratórios de ensaios físicos e químicos.

O IPEN, com sede em São Paulo, tem como finalidade desenvolver estudos que envolvem materiais radioativos. Entre suas principais pesquisas, vale destacar a medicina nuclear, com procedimentos médicos com radiofármacos, e o desenvolvimento de técnicas de engenharia nuclear.
                                                                                                                                                                                                   Figura 2.  Logo do CDTN (2)



*Radiofármaco: medicamento com finalidade diagnóstica ou terapêutica que, quando pronto para o uso, contém um ou mais radionucídeos.


PRINCIPAIS ATIVIDADES DO CDTN


                                                                           Figura 3. Laboratório de Irradiação Gama do CDTN  (3)












Perguntas: 
1-Onde se localizam os maiores centros de pesquisa de radioatividade no brasil?
2-Qual a finalidade do CDTN?
3-Quais as principais pesquisas do IPEN?
4-Como é o laboratório do CDTN?


1o ano F
Gustavo Sena 20
Giovanna Martins 17
Natália de Abreu 39
Sophia Borém 41

                                                                            

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. 1) Dentre os importantes centros de pesquisas sobre radioatividade no Brasil, o CDTN (Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear) e o IEN (Instituto de Engenharia Nuclear) localizam-se ambos no Rio de Janeiro. Já o IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), tem sua sede em São Paulo.

    Resposta por Tiago Batista, 43, 1F

    ResponderExcluir
  3. 2) O CDTN procura gerar e difundir conhecimentos, disponibilizar produtos e serviços em benefício da sociedade por meio da pesquisa e desenvolvimento na área nuclear e em áreas correlatas. Além disso, o centro de pesquisas, contribui para o desenvolvimento nacional por meio do uso seguro e sustentável da tecnologia nuclear.

    Resposta por Nathália Tavares, 40, 1F

    ResponderExcluir
  4. 4) Entre as principais instalações do CDTN estão o laboratório de radiologia, a irradiação gama e a radiografia industrial. A infraestrutura laboratorial do Centro é formada por uma instalação nuclear de pesquisa, instalações radioativas e cerca de 50 laboratórios de ensaios físicos e químicos.

    Resposta por Laura Falcão, 26, 1F

    ResponderExcluir
  5. Corrigindo ao erro de digitação,
    3-)As principais pesquisas desenvolvidas no IPEN, são a utilização da radioatividade na medicina, procedimentos médicos utilizando os radiofármacos,e o desenvolvimento de novas técnicas de engenharia nuclear.
    Caroline Eler Silva n:10 1F

    ResponderExcluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.