sábado, 26 de julho de 2014

UMA AMEAÇA MUNDIAL


            A Segunda Guerra Mundial teve fim com o uso de uma das armas mais impressionantes e assustadoras já inventadas: a bomba atômica. O físico Norte-americano Julius Robert Oppenheimer foi o responsável pela criação da mesma, à frente do projeto Manhattan, liderando um grupo de cientistas no laboratório nacional de Los Alamos, no Novo México.


A bomba nuclear é uma arma explosiva que libera grande quantidade de energia, radiação e calor. Em função disso, é capaz de destruir grandes cidades rapidamente. Existem quatro tipos de bomba atômica¹, sendo que, somente a bomba de fissão nuclear (ver figura 1) já foi usada em ataques militares. Seu funcionamento consiste no desencadeamento de uma reação em cadeia (gerada a partir da fissão nuclear), onde pesados núcleos atômicos de urânio (principalmente) são quebrados em elementos mais leves quando bombardeados por nêutrons.







Em 1945, os Estados Unidos da América lançaram duas bombas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, ocasionando, aproximadamente, duzentas mil mortes. A bomba nuclear “little boy” (figura 2) foi lançada em Hiroshima, e, três dias depois, a bomba “fat man” (figura 3) explodiu a cidade de Nagazaki. Em função da radiação liberada pelas bombas, houve diversos problemas de saúde, inúmeros casos de crianças que nasceram com algum defeito, em decorrência de alterações genéticas, e muitos casos de câncer, principalmente a leucemia. 

Veja o vídeo abaixo:




Referências:
o   http://www.explicatorium.com/biografias/Biografia_Robert_Oppenheimer.php
o   http://ctageografia2009-bombaatomica.blogspot.com.br/2009/08/consequencias-das-bombas-em-hiroshima-e.html
o   http://abaciente.blogspot.com.br/2010/02/faz-hoje-43-anos-que-morreu-o-inventor.html
o   http://www.suapesquisa.com/o_que_e/bomba_nuclear.htm
o   http://www.brasilescola.com/quimica/bomba-atomica.htm
o   http://rrbernardi.wordpress.com/rafa/tipos-de-ba/




Um comentário:

  1. A radioatividade hoje em dia pode ser aproveitada dee várias maneiras sem que haja uma contaminacao. Como por exemplo, na conservacao de alimentos , esterilizacao de materiais , e ate na reducao da necessidade de consumo de agua das plantas

    ResponderExcluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.